Escolha uma Página

A MÚSICA E A PANDEMIA

Neste momento ímpar em que vivemos uma crise mundial sem igual, acredito com certeza de que a Música tem feito um papel extraordinário como protagonista de muitos momentos de alegria, descontração e lazer.

E mesmo com o período de isolamento imposto, conseguimos presenciar várias experiências musicais proporcionadas principalmente pela tecnologia digital e a internet.

Lives, acústicos, pocket shows, seminários, entrevistas, são alguns exemplos de eventos musicais que se desenvolveram muito bem no universo online nestes tempos de Pandemia.

Mas além de criar momentos prazerosos e de bem estar às pessoas, a Música tem também uma ligação muito forte com o desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem humana.

 

musica-inteligencia

MÚSICA E INTELIGÊNCIA

Uma equipe de estudiosos (E.U.A.) que pesquisa a ligação entre a MÚSICA e a inteligência concluiu que o treinamento em Música, é muito superior ao ensino de informática no desenvolvimento das habilidades de crianças e até de adultos.

As descobertas, publicadas em diversos magazines entre eles a revista Neurological Research, são o resultado de anos de experiências que indicam a forma pela qual a MÚSICA pode aumentar a habilidade de raciocínio espacial.

Os pesquisadores dedicaram-se a comparar os efeitos do treinamento MUSICAL e não-MUSICAL no desenvolvimento intelectual.

As pessoas que receberam algum treinamento musical obtiveram resultados 44% superiores nos testes que mediam as habilidades espaço-temporal, em comparação com os outros grupos sem treinamento.

Estas descobertas indicaram que a MÚSICA, por si mesma, aumenta as funções cerebrais superiores exigidas para a matemática, xadrez e engenharia.

 

musica-pandemia-aprendizado-1

MÚSICA E APRENDIZAGEM

As implicações destes e de outros estudos futuros podem mudar a forma com que os educadores consideram o currículo escolar principal, particularmente porque o fato de criar, fazer MÚSICA alimenta o intelecto e produz melhoras duradouras.

A educação musical pode ainda promover o equilíbrio, a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, facilitar o aprendizado de regras, limites, cálculos e a socialização.

Quando leio esses artigos não tenho dúvidas que o trabalho como educador na área musical tem cada vez mais relevância.

Faço aqui um convite para você que está lendo este artigo agora.

Caso ainda não tenha vivenciado a (incrível) experiência de tocar um instrumento musical ou mesmo cantar, não perca mais tempo em conhecer este maravilhoso universo da Música!

Conheça os Cursos do Centro Musical Morumbi e vamos fazer Música!

Um grande abraço.

Lauro Lellis

Lauro Lellis

Baterista e Diretor do CMM - Centro Musical Morumbi

desperte a estrela que existe em você, agende já sua primeira aula!

Pin It on Pinterest

Share This